Blog Dedetização

Dicas e artigos super interessantes para ajudar no combate as pragas

A importância da higiene na cozinha

Aqui estão algumas dicas para manter a cozinha um lugar seguro para preparar as suas refeições diárias.

  1. LAVE SUAS MÃOS!

Isso mesmo! Germes se espalham facilmente entre as nossas mãos e entre os alimentos, portanto ter um par de mãos limpas antes de cozinhar ou se envolver em qualquer preparação de alimentos, é essencial. Lavar as mãos corretamente quando tocar em carne crua e também depois de ir ao banheiro pode ajudar a reduzir significativamente a propagação de bactérias nocivas como a E. coli e a salmonela. Lavar as mãos com sabonetes e lenços antibacterianos pode fazer uma diferença real na higiene das suas mãos e na sua cozinha.

 

  1. Cozinhe bem os alimentos

Se você for um chef profissional e estiver lendo isso, você provavelmente está pensando que este item da lista é óbvio! Mas é surpreendente como muitas pessoas não cozinham bem os alimentos antes de consumir. Se a comida é recém-preparada (especialmente carnes e aves), então há um risco maior ainda de bactérias nocivas sendo ingeridas, que podem causar intoxicação alimentar. Em caso de dúvida, corte tais alimentos como frango, salsichas, hambúrgueres e outros cortes de carne depois de cozinhar para verificar se eles estão no ponto ou não totalmente cozidos.

 

  1. Fique de olho na forma de Armazenamento

Um armazenamento correto dos alimentos na cozinha é tão importante quanto o cozimento correto. Ao armazenar alimentos em frigoríficos ou refrigeradores você garante que a comida estará à temperatura ambiente ou inferior. Colocar comida quente na geladeira significa que o alimento não arrefeceu de forma uniforme e, portanto, pode causar intoxicação alimentar. Cubra sua comida também, pois comida deixada aberta ao ar livre é vulnerável à bactérias.

 

  1. Lave frutas e vegetais antes de consumir

Ao manusear frutas e legumes frescos é sempre aconselhável lavá-los antes de usá-los ou começar a descascar. Lavar frutas e vegetais pode ajudar a remover os germes e bactérias nocivas que estão na superfície dos alimentos.

 

  1. Faça a Limpeza geral do local ao terminar

Após o cozimento, a limpeza é muito importante. A tábua de cortar, por exemplo, as esponjas e escovas úmidas são locais de grande acúmulo de bactérias. Lave e limpe os seus utensílios de cozinha, usando produtos de limpeza corretos para drasticamente reduzir o risco de contaminação cruzada. Geralmente, produtos de limpeza à mão, que possam ser utilizados com o auxílio de luvas, podem ajudar você a manter sua cozinha limpa e livre de quaisquer doenças e bactérias!

Leave a Reply

Your email address will not be published.