Blog Dedetização

Dicas e artigos super interessantes para ajudar no combate as pragas

Tipos de insetos benéficos ao jardim

Quase todas as vezes que falamos sobre insetos, nos lembramos dos vários malefícios que eles podem nos trazer, como infestações em nossas casas, ferroadas doloridas, transmissão de doenças, barulhos e até o atentado que eles representam contra a limpeza do ambiente. No entanto, nem todos os insetos são pragas ou acarretam apenas desvantagens. Alguns, na verdade, nos trazem até alguns benefícios pelos quais podemos nos sentir muito gratos. Portanto, mudando um pouco o repertório sempre negativo que encontramos aos montes por aí sobre esses bichinhos, aqui vai uma lista amiga sobre 6 bons representantes – e em formato de ranking, já que é pra sermos justos.

  1. Joaninhas

Joaninhas costumam ser bastante queridas por várias pessoas. Nós inclusive podemos encontrar bastante objetos e roupas com estampas de joaninhas. Mas muito além do fato de serem queridas e bonitinhas, joaninhas também podem ser bem simpáticas para o trabalho de fazendeiros e jardineiros. Isso porque elas se alimentam de pulgões e insetos de corpo mole, que costumam estragar plantações e folhas dos jardins. As joaninhas ainda podem melhorar a biodiversidade do seu quintal. Para atraí-las, você pode utilizar flores com néctar e pólen.

  1. Vespas

Mas claro que não quaisquer vespas, enormes, pragas e caçadoras. Há uma espécie bastante pequena, e até difícil de localizar, que serve para um grande propósito. Elas ajudam a acabar com algumas pestes realmente indesejadas em plantações e jardins, pois parasitam e destroem os ovos desses outros insetos.

  1. Besouros

Estes insetos de vida noturna assustam algumas pessoas e talvez não aparentem, mas podem ser bastante benéficos. Eles vivem no solo e, em geral, não causam prejuízo algum, mas se alimentam de outros habitantes desse mesmo ambiente que realmente podem ser indesejáveis, como lesmas, caracóis e larvas. Esses besouros podem comer o equivalente ao peso do próprio corpo em quantidade de lagartas por dia – e as lagartas são aquelas próprias indesejadas que tanto destroem as plantas do jardim.

  1. Aranhas

Elas podem desempenhar um importante papel em controlar as pragas do jardim. Isso porque, invariavelmente, criarão teias que servirão como armadilhas para pragas que causam danos maiores às plantas. Aranhas são especialmente atraídas por plantas perenes e palhadas.

  1. Percevejo-assassino

O nome e a própria aparência do inseto podem assustar. Mas percevejos-de-cama, cupins, baratas, traças e lagartas talvez assustem até mais. Pois saiba que essa é uma lista com apenas alguns exemplos de pragas que o percevejo-assassino ataca. Definitivamente, esse é um bom inseto para manter no jardim.

  1. Bicho-lixeiro

O apelido desse inseto já diz bastante sobre ele. A espécie tem se tornado muito conhecida por devorar pestes prejudiciais às plantações, como pulgões, lagartas, moscas brancas e ovos de traça, entre muitos outros. Eles são atraídos por plantas como angélica, flor de mel e cosmos, que valem bastante a pena serem semeadas em seu jardim, já que trazem um ajudante tão eficiente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.